quinta-feira, 15 de agosto de 2013

“Blumenau”

Nunca consegui trabalhar na RBS, e olha que tentei. Definitivamente não sou a cara deles, e me conformei com isso. Não sei o motivo de ter sido recusado tantas vezes, sei lá, não sou bom o suficiente para a empresa, sou um péssimo jornalista, escrevo mal, ih...são várias as especulações. Mas a pior de todas ocorreu em 1993, quando respondi a um anúncio na Zero Hora oferecendo vaga para “O Jornal de Santa Catarina”, sediado em Blumenau. Envio meu currículo e começo a esperar o retorno deles. E sou convocado para uma entrevista ali na avenida Ipiranga, uma segunda-feira, 10h da manhã. Para prevenir qualquer atraso, chego bem cedinho, 45 minutos antes, me apresento pra secretária e sento na sala de espera da entrevistadora. Quietinho. Um pouco antes das 10h uma moça entra na sala, e fica por lá. Dez horas, 10h05, 10h10, 10h15 e nada de eu ser chamado. E a tal moça sai da sala e pergunta pra secretária: “O Francisco Izidro ainda não chegou?” Eu levanto os olhos. E a secretária aponta pra mim: “É este rapaz”, apontando pra mim. A entrevistadora também aponta o dedo indicador em minha direção: “Você que é o Izidro? Francisco Izidro?”. “Sim”, respondo, tentando não fazer piada da situação, afinal estou ali em busca de emprego e quero fazer boa figura. Ela me convida a entrar na sala. Entro. “Teu sobrenome é espanhol. Não esperava...”, diz a moça, que se chama Ana Paula. “Não esperava o quê? Um negão?”, concluo. “Sim, não esperava que tu fosse de cor”. “Me desculpe, não sou de cor, sou negro”, digo, tentando não perder a esportiva, e não é a primeira e nem será a última vez que pelo sobrenome esperam que apareça um europeu. E nos próximos 20, 25 minutos a Ana Paula tenta me convencer que não será “uma boa” eu aceitar ir trabalhar em Blumenau, terra de alemães. “Olha, eles não tem de olhar pra minha raça, e sim pro meu trabalho”, concluo, “Mesmo assim...”. Bem, sei que ela termina a entrevista e que existem mais dois candidatos para a vaga lá em Santa Catarina, e que me ligará avisando do resultado da entrevista. Bem, ela nem se deu ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário