domingo, 16 de junho de 2013

“Cotovelada”

Eu tinha uns 10 anos e vi o Figueroa acertar uma cotovelada no Tarciso em um Grenal. Não recordo quanto acabou o jogo, mas os vermelhos devem ter vencido, afinal eram os anos 1970. O Flecha Negra caiu pra trás, o nariz estropiado, e o chileno nem amarelo levou, tal o jeito de disfarçar o golpe. Mesmo gremista, achei aquele lance legal, bonito plasticamente, claro que não pensei estes termos àquela época. Na minha cabecinha, decidi que na primeira oportunidade faria o mesmo no primeiro jogo que disputasse. Nem imaginava ser aquilo um lance sujo. E tive a oportunidade na escolinha do Grêmio. Sempre gostei de jogar no gol, mas sendo míope, e à época ainda não usando lentes de contato, fui vergonhosamente deslocado para a zaga. E a bola vem na minha direção, e o atacante aproxima-se perigosamente. Faço a cobertura com o corpo, e o guri bufa na minha nuca perto da lateral-direita. Não tenho dúvida. Enfio o cotovelo no nariz alheio, e todo orgulhoso saio com a bola dominada, sozinho. Aí escuto o apito do juiz, e vejo o atacante adversário espatifado no chão, o nariz sangrando. “O quê, o quê?”, pergunto. “Garoto, o que tu fez? Tu agrediu o teu colega...”, diz o juiz, mandando eu sair de campo, para esfriar a cabeça, e depois do jogo me explicar que aquele lance era inapropriado. Coisa desleal. Ah, tá...

Um comentário:

  1. mto bom teu blog, gostaria que vc, postasse, mais fotos e se possível súmulas de jogos importantes e Grenais da década de 70. forte abraço. Cézar

    ResponderExcluir