segunda-feira, 6 de maio de 2013

"Gaúcho é praga"

As pessoas ficam me perguntando o que fui fazer no Paraná nas férias? Ora, descobri uma praia tranquila, praticamente vazia, barata por ser baixa temporada, e bonita. E sem querer contato com gaúchos. Bah, a gente vai pra Santa Catarina, e só dá gaúcho, vai pra Sampa, pro Rio, pro Nordeste, pra Buenos Aires, e a gauchada pulula pelas ruas, pelos cantos...aí estou lá em Guaratuba, águas azuis, passeando, ouvindo meus rocks, e vestindo minha camisa do Grêmio, quando vem vindo uns três carinhas, todos gordinhos, e um deles me chama: “Aí cara, tu viu o jogo do Tricolor ontem?” (o Grêmio tinha jogado com o Huachipato no Chile). Dou um tempo na minha caminhada, reconheço nosso sotaque inconfundível, que parece se acentuar mais ainda quando estamos longe, olho para ele, e pergunto: “Bah, tu é gaúcho, né?”. “Sou”. “Bah, véio, na boa, me desculpa, então, mas não vou falar contigo”. No segundo seguinte, reconheço ter sido grosso com o gordinho, porém ele se antecipa. “Puxa, véio, te entendo, o que a gente menos quer é ficar encontrando gaúchos e conversando com eles, ainda mais numa praia como essa”, afirma o gordinho. A gente aperta as mãos e pegamos caminhos diferentes, para não se cruzar mais naquele vasto litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário