terça-feira, 28 de maio de 2013

"Minha Luta"

Outro dia a Carmem Gamba contou ter surrupiado mais de 200 livros ao longo dos anos, quando confessei ter passado a mão em pilhas para suprir meu walkman. Estava vacinado, mas uma vez quase tive uma recaída. Eu queria muito ter o Mein Kampf na minha biblioteca sobre a II Guerra Mundial. Porém além de o livro ser proibido, custava uma nota preta, e isto é irônico em se falando de um livro do Hitler, numa livraria que o vendia clandestinamente ali na Marechal Floriano. O único exemplar ficava num cantinho lá no fundo da livraria, e ninguém ousava tocar nele, isso lá no final dos anos 1980. Eu entrava lá, pegava ele na mão, folheava, e colocava o livro dentro da pastinha da Unisinos. Era a minha luta...entenderam? Então me arrependia, e voltava a por o Mein Kampf na estante. Isso durou umas duas semanas, repetidamente. Então decidi: roubaria aquele livro. Entrei na livraria, fui direto ao livro e o peguei na mão, quando veio o arrependimento. Me dirigi então ao carinha do caixa, e pedi para ele: “Véio, guarda a minha pasta, e não deixa eu sair daqui sem esvaziar os bolsos”. O cara não entendeu nada, mas assim eu fiquei mais leve. Fui lá no fundão, paquerei o Mein Kampf mais um pouco. No final daquele mês, consegui uma grana extra e consegui adquiri-lo. O problema que para ler aquilo exige muito estômago, pois a gente vai vomitando página após página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário